quinta-feira, 4 de junho de 2009

A Revolução Inglesa

Conceito: Revolução liderada pela burguesia e pela "gentry" que lançaram as bases para a  consolidação de uma nova ordem política ( Monarquia Parlamental) e econômica ( desenvolvimento do capitalismo).

Antecedentes

Absolutismo na Inglaterra

Os prolongados conflitos da Guerra dos Cem Anos e da Guerra das Duas Rosas (luta entre as famílias York e Lancaster, que durou de 1450 a 1485 deixaram a nobreza da Inglaterra enfraquecida. O rei pôde então tomar o poder e estabelecer o absolutismo. Para tanto, contou com o apoio da burguesia comercial.

Dinastia Tudor

Henrique VII  ( 1485-1509)
Henrique VIII ( 1509-47)
Eduardo V  ( 1547-53)
Maria I   ( 1553-58 )
Elizabeth I  ( 1558-1603 )

Principais acontecimentos


Dinastia Stuart
Jaime I   ( 1603-25)
Carlos I  ( 1625-49)
Carlos II ( 1660-85)
Jaime II  ( 1685-88)

Principais acontecimentos

  • A dinastia era adepta da Teoria do Poder Divino dos Reis e acentuava o absolutismo na Inglaterra, entrando em choque com o Parlamento, dominado pela "gentry" e pela burguesia, que defendia a limitação do poder real. 
  • Jaime I, com o objetivo de atrair a nobreza, prezou mais doutrina católica doque a calvinista na Igreja Anglicana. Assim, a burguesia fundou a Igreja Presbiterriana.
  • Em 1628, durante o reinado de Carlos I, o Parlamento, visando limitar o poder real, determina que o rei não poderia criar impostos, convocar exército e prender pessoas sem prévia autorização parlamentar. Era a Petição de Direitos. O rei indignado fecha o Parlamento.
  • Em 1640, Carlos I convocou o Parlamento para conseguir recursos para a guerra contra a Escósia. O Parlamento aproveita para reduzir os poderes monárquicos, proibindo o rei de dissolvê-lo. Carlos I declara guerra ao Parlamento dois anos depois. Inicia a guerra civil na Inglaterra. 

Revolução Puritana

Na Inglaterra, os calvinistas eram chamados de puritanos . A religião era popular sobretudo entre os ex-camponeses e os pequenos burgueses, que andavam descontentes à época. Os primeiros haviam sido expulsos das lavouras durante os cercamentos, ocorridos ainda no fim da Idade Média, quando os nobres substituíram a agricultura auto-suficiente pela lucrativa criação de ovelhas, que alimentava as manufaturas de lã. E os pequenos burgueses reclamavam por não ter acesso à exportação, cujo monopólio era concedido pelo rei a uma parcela restrita de comerciantes.
Mas o puritanismo - que conflitava com a doutrina oficial do reino, o anglicanismo - também crescia junto ao Parlamento, tornando cada vez mais uma ameaça às pretensões absolutistas da dinastia Stuart.
As tensõesa evoluíram para uma guerra civil durante o reinado de Carlos I, em 1640. O Parlamento organizou um exécito popular liderado por Oliver Cromwell, um puritano oriundo da pequena burguesia. A alta nobreza ficou do lado do rei. Os combates estenderam-se até 1649. Carlos I foi executado, a monarquia, abolida, e instalou-se a República Puritana, liderada por Cromwell
Nacionalista, uma de suas principais medidas foi a promulgação dos Atos de Navegação, em 1651,  segundo os quais somente embarcações inglesas poderiam transportar mercadorias procedentes ou destinadas à Inglaterra, o que alavancou a economia do país. Fortalecido, Cromwell dominou o Parlamento, dissolvendo-o mais de uma vez, e governou como ditador até a morte, em 1658.

Revolução Gloriosa

Ao fim do governo de Cromwell, a ditadura já estava abalada. Seu filho, Ricardo, incapacitado de manter um governo estável, desistiu do cargo. Para evitar novos conflitos, decidiu-se pelo retorno da monarquia. Os Stuart voltaram ao poder, com Carlos II, coroado em 166o.
Contemporâneo do francês Luís XIV, soberano que levou o absolutismo ao seu máximo, Carlos II quis impor um regime semelhante na Inglaterra. Seu sucessor, Jaime II, que assumiu trono em 1685, tinha as mesmas pretensões. Além disso, havia se convertido ao catolicismo, o que o tornava ainda mais impopular. Burgueses e parlamentares reagiram: ofereceram a Coroa inglesa ao holandês Guilherme de Orange, genro de Jaime II. Em troca, pediram a manutenção do anglicanismo e a liberdade do Parlamento.
Em novembro de 1688, Guilherme desembarcou na Inglaterra e não encontrou resistência, sendo coroado como Guilherme III. Para consolidar a supremacia legislativa, o Parlamento promulgou a Declaração de Direitos ( Bill of Rights ), que limitou fortemente a atuação do rei. O absolutismo foi definitivamente abolido na Inglaterra, sendo substituído por uma monarquia constitucional.
A grande beneficiada pelas revoluções inglesas do século XVII foi a burguesia, especialmente a parcela dedicada à atividades manufatureiras. Ela pôde ver, a partir de então, ruir as restrições mercantilistas, típicas do período absolutista, e abrir-se o caminho para o desenvolvimento do capitalismo industrial, no século XVIII.
Parte  deste texto é extraido da revista História e Vestibular 2009, ed. abril

Para saber mais: http://www.youtube.com/watch?v=TkR-DbjOm_Y
                          http://www.youtube.com/watch?v=ZYelZTa7Lvc&NR=1
                          http://www.youtube.com/watch?v=FE45h_sMCtg&feature=related