segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Mercantilismo



O Estado Absolutista comanda

O mercantilismo é o nome que se dá ao conjunto de práticas econômicas que teve início no final da Idade Média e que se desenvolveu durante a Idade Moderna. Uma das principais características do mercantilismo foi a intervenção do Estado nos assuntos econômicos, ou seja, era o monarca,  que decidia sobre o comércio, concedia os monopólios(direito de exclusividade para atuar em certos territórios ou rotas comercias), estabelecia a moeda -impulsionando a economia nacional .
Essa prática econômicas se desenvolveu na Europa entre os séculos XV e XVIII. Timha como como objetivo fortalecer o Estado e a burguesia, na fase de transição do feudalismo para o capitalismo.Isto é, durante o período em que os Estados europeus realizaram suas acumulações primitivas de capital. Para saber mais:http://www.youtube.com/watch?v=rFVAKHqkvcE"target="blank">http://v=a860sbwqy7i&feature=related%22target=%22blank%22%3e/http://www.youtube.com/watch?v=Y2sy6SOULBg&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=MlhZIw18pZk&NR=1

Princípios mercantilistas
Para acumular o máximo de riquezas (geralmente na forma de metais preciosos), os Estados modernos europeus adotavam certas estratégias chamadas de política mercantilista. Eis algumas delas:
1. balança comercial favorável: a política foi conduzida de forma a vender mais produtos do que comprá-los de reinos estrangeiros. Assim, a exportação garantiria a entrada de pagamentos, principalmente na forma de metais preciosos,ou seja, comprar barato e vender caro. 2. Metalismo: a idéia era de que a riqueza de um país dependia de sua capacidade de acumular metais preciosos. Mais tarde, percebeu-se que isso não bastava: era necessário desenvolver a produção interna. 3. Protecionismo: era a prática de colocar taxas e tarifas nos produtos importados, encarecendo-os e dificultando, portanto, a sua obtenção. Essa medida visava estimular a produção interna. Dessa forma, não se gastava metais preciosos e moedas adquirindo produtos no exterior. 4.Incentivo à construção naval: devido a grande importância que o comércio marítimo assume e Criação das Companhias de Navegação. 5. Política Demográfica Favorável : incentivo ao aumento populacional: aumento da mão-de-obra disponível, mais produção e diminuição dos salários.
Estilos Mercantilistas
As medidas tomadas pelos Estados europeus mercantilistas variaram de país para país em virtude de suas condições particulares. Na Espanha, teve maior importância a exploração de metais preciosos nas colônias, predominando o metalismo - também chamado de bulionismo, pois bullion, em inglês, é lingote, a forma em que o ouro ou a prata eram fundidos depois da mineração. Na França, priorizaram-se o fortalecimento da indústria interna e a oferta de maior quantidade de artefatos tanto para o consumo da população como para o comércio com outros países. O ministro responsável por essa política foi Jean Colbert, por isso tal política ficou conhecida como Colbertismo. Na Inglaterra destacou-se inicialmente o incentivo maior ao comércio, por meio do desenvolvimento da marinha inglesa e de uma política de manutenção de uma balança comercial favorável.
Sistema colonial



Uma das principais consequências do mercantilismo foi a montagem do sistema de exploração colonial, que marcou a conquista e a colonização de toda a América Latina, além de regiões da Ásia e da África. Na verdade, o sistema colonial desenvolveu-se como uma continuação da política econômica do mercantilismo. De acordo com essa política, o Estado deveria enriquecer-se por meio do crescimento das atividades comerciais. E foi através da exploração colonial que as nações européias realizaram esse objetivo.

Problema: concorrência entre países
Seguindo os princípios mercantilistas, diversos Estados europeus passaram a acumular metais preciosos e a proteger seus produtos em busca de uma balança de comércio favorável. Surgiu, com isso, um choque entre os interesses econômicos de um país mercantilista com os de outro concorrente também mercantilista. Motivo: quando dois concorrente só querem ganhar e levar vantagem um sobre o outro, os negócios entre ambos ficam travados pela ganância de cada um.
Solução: dominação colonial

Esses Estados perceberam que a solução ideal seria cada país mercantilista dominar uma região colonial. Nas colônias, então, ele poderia controlar o seu comércio, impondo preços e produtos e obtendo o máximo de lucros possível.
Foi dessa forma que surgiu o sistema de exploração das colônias, e as nações mercantilistas européias formaram seus impérios coloniais.
Característica básicas

O colonialismo mercantilista, enquanto sistema de dominação (pacto colonial), funcionou com as seguintes características:

1. Produção complementar - a vida econômica da colônia era organizada em função da metrópole. Ou seja, a colônia deveria complementar a produção ou satisfazer os interesses da metróple. A colônia jamais poderia desenvolver uma produção voltada para seus interesses internos. Assim, o sistema colonial mercantilista transformava a colônia numa reserva de mercado, isto é, num território para exploração exclusiva da metrópole.
2. Monopólio comercial - a metrópole tinha o direito exclusivo de realizar o comércio com a colônia. Utilizando esse direito, a metrópole comprava os produtos coloniais pelo mais baixo preço possível e vendia as mercadorias metropolitanas pelo mais alto preço admissível.